10 Dicas para Organizar o Home Office

10 Dicas para organizar o home office

Trabalhar em casa é um sonho para muitos, porém para que a sua produtividade melhore ou continue dando resultados é preciso disciplina e foco, além de saber organizar o home office.

O termo Home Office para muitas pessoas é novo, porém vem se popularizando e se tornando realidade para os brasileiros a algum tempo. Empresas tradicionais e alguns órgãos do governo passaram a incentivar essa modalidade de trabalho em casa, visando uma melhoria no desempenho de seus colaboradores e a redução dos custos com infraestrutura. Outro fator importante para o aumento nos trabalhos Home Office é o surgimento de novas startups e novas empresas de tecnologia, além dos sites de freelancer que também vem crescendo e se popularizando no país.

Na Decostore não é diferente, hoje toda nossa equipe trabalha em home office e com essa experiência resolvemos escrever sobre o assunto.

Trabalhar em casa requer muita responsabilidade, disciplina e organização e para te ajudar elaboramos 10 dicas para Organizar o Home Office e aumentar sua produtividade trabalhando em casa.

Dica nº 1 – Recipientes Suspensos

Uma dica legal para quem trabalha com arte é organizar tudo em potes que podem estar suspensos acima da bancada de trabalho como na foto. A designer de interiores Tineke Triggs organizou a mesa utilizando potes de vidro presos a uma abraçadeira metálica de ajuste, que por sua vez está presa a uma madeira fixa na parede.

Dessa forma utilizamos o espaço aéreo e liberamos mais espaço na mesa ou bancada de trabalho, sem precisar de gavetas ou caixas.

Dica nº 2 – PegBoard

Se o seu maior desafio é organizar o home office com suas amostras, documentos, arquivos e ideias que estão passando pela sua cabeça, uma boa solução é o painel PEGBOARD, aquelas chapas perfuradas que você vê na garagem do seu vizinho organizando as ferramentas também podem servir para organizar o seu home office, transformando a sua parede em um real painel de pins, quase um Pinterest da vida real!

Dica nº 3 – Prateleiras Flutuantes

Se você é do tipo que vive para os detalhes e guarda tudo o que acredita que vá te trazer inspiração algum dia, um ótimo jeito de começar a organizar o home office é dispor os seus objetos em prateleiras flutuantes, elas são ótimas no auxílio da organização e ainda tão um toque na decoração do seu cantinho de trabalho.

Dica nº 4 – Caixas Organizadoras

Ser responsável por documentos importantes e por toda a papelada da empresa em um home office requer muita atenção, organização e espaços setorizados para cada tipo de documentação. No ambiente acima, além do pegboard, foram usadas pranchetas para organizar os calendários, caixas organizadoras grandes para papeis de menos consulta e separadores de papel no maior estilo candy color, para os papeis de contínuo acesso.

Dica nº 5 – Painel com Lembretes

A paleta de cores em tons neutros ajuda a organizar o home office deixando tudo com um visual mais limpo e livre para os olhos. No ambiente acima foi utilizado um painel de acrílico como calendário, transformando o ambiente rosa fofo em descolado e moderno Para pessoas que trabalham com produção de mídia, posts, publicidade e tudo o que envolve prazos e horários, ter um calendário grande, organizado e intuitivo é essencial.

Dica nº 6 – Mesa no centro

Indo contra a maioria das inspirações que encontramos, a ideia de mesa de centro no escritório parece ter dado muito certo neste ateliê, onde o acesso é dado por todos os lados da mesa sem obstáculos, possibilitando maior dinâmica de trabalho, o pegboard mais uma vez foi usado, mas desta vez para apoiar e organizar as ferramentas de trabalho. Prateleiras móveis foram utilizadas para o apoio de livros e plantas de decoração.

Dica nº 7 –  Gavetas com divisórias

Uma paz interior é restabelecida quando vemos uma gaveta tão organizada não é mesmo? Isso acontece também quando vamos organizar o home office, desenvolver gavetas com separadores na marcenaria ou fazer as divisões em uma gaveta já existente vai garantir organização e paz interior para você e seu escritório.

Dica nº 8 –  Parede de lousa

Uma ótima solução para organizar o home office é adicionar lembretes para não perder prazos e sempre estar em constante atualização. Para isso a blackboard wall, ou parede de lousa é essencial!

Um quadro negro no seu home office, deixando tudo mais descolado e divertido. Você pode escrever nele com giz de lousa ou canetas que imitam esse material e errar não é o problema, já que ambos são apagáveis.

Dica nº 9 – Parede de cortiça

Um material barato e que com certeza vai causar uma reação de surpresa nos visitantes do seu home office, a cortiça é um material super fácil de ser trabalhado, você pode fazer uma parede inteira colando com velcro, fita dupla face ou até aquelas fitas verdes que colamos quadros.

A parede inteira de cortiça vai te permitir organizar o home office com seus papeis, ideias, fotos e tudo mais o que você precisar pra dar o toque pessoal que o seu escritório em casa precisava!

Dica nº 10 – Nichos pra que te quero

Os bons e velhos amigos da organização de qualquer ambiente, os amados nichos. No homeoffice acima, vemos muitas referências a todas as dicas dadas até agora no post, desde cortiça na moldura até as pranchetas coladas na parede como forma de decoração ou organização.

Servindo de apoio para objetos de decoração e caixas organizadoras, os nichos cumprem muito bem seu papel na organização do escritório.


Edição por Vanessa Fontes



RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR EMAIL

Nós inspiramos você e a sua casa!


Galeria de Fotos

10 Dicas para Organizar o Home Office:

10 Dicas para Organizar o Home Office
5 (100%) 2 votos
Tags:

Deixe aqui seu comentário ou feedback