• Home
  • Variados
  • Abstract The Art of Design: o designer automotivo Ralph Gilles

Abstract The Art of Design: o designer automotivo Ralph Gilles

Abstract The Art of Design: o designer automotivo Ralph Gilles
Abstract The Art of Design: o designer automotivo Ralph Gilles
5 (100%) 6 votos

Abstract – The Art of Design por Netflix

Ralph Gilles

“Eu gosto de desenhar a frente do carro primeiro, os olhos são  muito importantes pra mim”. São palavras do Protagonista do quinto episodio de Abstract: The Art of Design. Sobre Ralph Gilles, não abordaremos apenas olhares, falaremos sobre visão.

Gilles é um de nossos designers automotivos favoritos na indústria hoje. CEO (Diretor Executivo) da Fiat Chrysler, ele tem se envolvido na criação de alguns dos maiores projetos da nossa era. Isso porque Ralph possui um contato quase que espiritual com o veículo,”Eu e o veículo somos um só”,como ele diz. E nesse episódio além de olhar de forma ampla para cada conquista desse apaixonado por carros,  também descortinaremos os bastidores do funcionamento interno dos estúdios de design da FCA.

Abstract_ The art of Design _Ralph-Gilles_Alfa Romeo_ Fonte Chrysler

Fonte: Chrysler

 

O LUGAR DA CHRYSLER

A Chrysler, por ser a Menor das três companhias Norte americanas, sempre precisou inovar para alcançar visibilidade. E nesse quinto episodio da série da Netflix, produzido pelo ex-editor-chefe da Wired, Scott Dadich, se traça um recorte temporal dos Sete meses de maturação e apresentação do design conceito de minivan autônomo Chrysler Portal Concept. Proposta que marca os novos rumos da empresa.

Publicidade do Google

Mais que Inovação esse carro conceito traz uma questão sobre o futuro da relação Piloto Máquina. Vários grandes grupos do setor automobilístico estão trabalhando em seu próprio projeto de veículo sem motorista, competindo com atores do setor tecnológico. Porém há um conflito interessante aqui. Como um amante genuíno da condução, Gilles teve que pisar fora de sua zona de conforto para projetar um carro conceito totalmente autônomo. Ele está animado para o futuro, mas apreensivo com a ideia de que futuramente o carro possa se  tornar simplesmente um dispositivo. No entanto, ele pontua que muitas vezes precisamos deixar nossas opiniões de lado e entender sobre as necessidades e anseios dos usuários atuais e futuros.

 

TERCEIRO ESPAÇO

Nesse episódio, se levanta outro aspecto do futuro do nossos Automóveis. Nossos veículos  Precisarão se tornar mais aconchegantes e cada vez mais parecidos com uma extensão de nossa casa, dedicados ao entretenimento, relaxamento e bem-estar, atuando como seu co-piloto, guia de viagem e amigo. 

A grande promessa é a preocupação com o espaço interno do carro. e preocupados com isso, além de todo aparato para que o carro pareça bonito por fora equipes começam a incorporar designers de Interiores para trazer essa preocupação para dentro. O ‘Third Space’ (Terceiro Espaço) vem para salientar ainda mais nosso conforto e permanência dentro do carro. 

EMOCIONAR SEMPRE

Design é tomada de decisão e nosso protagonista decidiu muito cedo sobre os rumos do seu futuro sempre marcado por dualidades importantes.

Uma delas seria o desejo de ser artista confrontando com o medo de decepcionar o pai que sonhava com seu filho engenheiro. Embora não tenha conseguido ser visto pelo pai como um Líder , mostrou ao mundo essa sua característica tão marcante. Ao assumir o cargo de designer chefe da FCA (Fiat Chrysler Automotive) em 2011, nosso protagonista encontra novamente uma encruzilhada. Ralph era um americano encarregado de mostrar ao mundo sua importância Intervindo no design de carros como o Maseratti ou o Alfa Romeo, Ao mesmo tempo que tinha o dever de  ressaltar que aquele modelo era Legitimamente Italiano. O desafio de intervir sem  descaracterizar esse produto tão tradicional. 

Exito conquistado através de muitos estudos sobre técnica e história de cada detalhe de modelos significativos do design automotivo. “Os Melhores designs emocionam para sempre”.

NUNCA SACRIFICAR O PRODUTO 

A história desse Artista com a Crysler vem desde muito tempo, quando ao mostrar seus desenhos recebeu seu primeiro incentivo. Falar no design de Gilles e de sua carreira na Chrysler e FCA, é citar cada modelo que fizeram dele esse profissional insubstituível. incluindo o icônico Chrysler 300, que trouxe para as ruas seu capo alongado e uma grade que ressalta a personalidade do modelo. Bem como sua adoração ao Dodge Viper e seu mandato como CEO da marca SRT- Tecnologia de Rua e de Corrida, empregados também aos modelos Dodge Shallenger e do Dodge Charger, orientados  para um melhor desempenho.

Cada Elemento empregado nesses Modelos tiveram sua relevância e essa  preocupação persistiu mesmo em tempos conturbados enfrentados pela empresa. Assim, o incentivo que o Menino Ralph recebera na infância é retribuído com uma filosofia infalível para o êxito pessoal e profissional.

“Não Importa o quanto esteja difícil. Não devemos sacrificar o produto, Nunca.
Um entretenimento documental fascinante para entusiastas de carro e de design em geral. Capturando Lindamente a visão de onde podemos chegar. Ao olhar para Gilles se faz possível registrar os desafios de uma das pessoas mais interessantes nessa Industria que trabalha constantemente com o futuro.

Publicidade do Google

E ao trazer o Chysler Portal Concept aos olhos do Mundo, no Consumer Electronics Show de 2017 em Las Vegas, não se apresenta apenas um protótipo e sim uma resposta ao anseio de como será nossa relação com essas máquinas que nos sempre no levaram à frente ao longo da história.

 



RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR EMAIL

Nós inspiramos você e a sua casa!


Galeria de Imagens

Abstract The Art of Design: Ralph Gilles:

 

Tags:

Lucas deOli Freitas

Arquiteto e Urbanista em construção. Apaixonado por tudo que é feito de gente pra gente.

Deixe aqui seu comentário ou feedback